quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mais sobre a Evolução das raças caninas

Evolução das raças caninas


Existem mais de 800 raças de cães, reconhecidas por vários clubes em todo o mundo.
Embora apresentem fenótipos bastante diferentes, os genótipos mostram que as raças são bem parecidas. Muitos cães, especialmente fora dos Estados Unidos da América e da Europa Ocidental, não pertencem a nenhuma raça reconhecida.

Há alguns tipos básicos de raça que têm evoluíndo gradualmente seu relacionamento com os seres humanos ao longo dos últimos 10.000 anos ou mais, mas a maioria das raças modernas são relativamente derivações recentes.

No século XIX, virou moda formar novas raças, sendo que 80% das encontradas atualmente datam desta época. Muitos destas são, portanto, o produto de um deliberado processo de seleção artificial. Devido a isto algumas raças são altamente especializadas e há extraordinária diversidade morfológica entre diferentes raças.

Apesar destas diferenças os cães são capazes de distinguir cães de outros tipos de animais. A definição de uma raça canina é uma controvérsia. Dependendo do tamanho da população original de fundadores raças de pool de genes fechados podem ter problemas de endogamia, especialmente devido ao efeito fundador. Criadores de cães estão cada vez mais conscientes da importância da genética das populações e da manutenção de diversos pool de genes. Algumas organizações definem uma raça mais vagamente, de tal forma que um indivíduo pode ser considerado de uma raça, enquanto 75% da sua filiação é de outra raça.

Vira-latas são cães que não pertençam a raças específicas, sendo misturas na variante mais de duas percentagens. Às vezes diferentes raças de cães são criadas deliberadamente, a fim de criar inter-raças, como o Cockapoo, uma mistura de Cocker Spaniel e Poodle Miniatura. Esses tipos de cães podem exibir um certo grau de vigor híbrido e de outras características desejáveis, mas podem herdar qualquer uma das características desejadas dos seus pais, tais como o temperamento ou de uma determinada cor ou tipo de pêlo. Sem análises genéticas dos pais os cruzamentos podem acabar por herdar defeitos genéticos que ocorrem em ambas as raças parentais.

A raça é um grupo de animais que possui um conjunto de características hereditárias que a distingue de outros animais dentro da mesma espécie. Cruzar duas ou mais raças é também uma forma de criação de novas raças, mas é apenas uma raça quando haver descendência de um determinado conjunto de características e qualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário